Aperte o cinto! O trem da Linha 4 Amarela NÃO TEM operador!

Há muita propaganda da expansão do metrô por aí, mas o governo Serra ainda não contou que os trens da Linha 4 – Amarela funcionarão automaticamente. Não haverá operadores para atuar em situações de emergência. Tudo o que acontecer durante o percurso dos trens estará submetido à atuação de máquinas e sensores, por controle remoto.

O governo Serra vai colocar trens sem operador para transportar milhares de usuários por dia na Linha 4, ao contrário do que acontece nas demais linhas, onde a atuação de funcionários treinados é indispensável.

A modernização é bem-vinda quando beneficia os cidadãos. Neste caso, no entanto, está colocando a
segurança das pessoas em risco!

Nas maiores cidades do mundo, e mesmo com a alta tecnologia, os metrôs continuam sendo operados por funcionários treinados. É inadmissível que o governo Serra coloque em risco a segurança da população, para beneficiar a empresa privada que pretende operar o metrô. É inaceitável que coloquem a segurança das pessoas em risco para economizar com a contratação de empregados!

Não podemos esquecer que estes trens sem operador vão circular em uma linha que está sendo construída com suspeitas de irregularidades. Se o seu padrão de qualidade for baseado na construção da estação Pinheiros (que desabou em 2007 e causou a morte de 7 pessoas), há muito mais o que questionar!

São Paulo precisa de metrô, sim! Mas com qualidade e segurança!

Exigimos trens com operadores!