Não caia na armadilha do Plano de Carreira! Participe da ASSEMBLEIA em 9/6 na sede do Sindicato

O Plano de Carreira que a direção do Metrô propõe está a serviço do projeto de privatização, terceirização e destruição da empresa

Diferente da promessa do Metrô – de que o Plano de Carreira possibilitará aumento salarial e movimentação para outras funções –, ele vai dificultar ainda mais qualquer aumento salarial e/ou ascensão profissional.

Primeiro porque, como não é um verdadeiro Plano de Carreira negociado coletivamente com o Sindicato e a categoria, ele pode ser modificado de forma unilateral pela empresa. Em vários cargos, traz acúmulo de funções e nenhum ganho, pelo contrário, com risco de perdas e impactos negativos na aposentadoria.

Mas, mesmo nos cargos que prometem possibilidade de maior remuneração, é uma enganação porque, se durante 10 anos a empresa alegar dificuldade financeira, ela não vai pagar nenhum step e o trabalhador não terá o direito nem de brigar para receber, porque aceitou essa condição ao assinar o Plano. Com as movimentações ocorre o mesmo, pois na tal entrevista de perfil, a empresa pode barrar qualquer trabalhador que tenha lutado ou falado contra a privatização ou a terceirização. Um absurdo!

Por isso, não podemos aderir ao Plano de Carreira. Se a ampla maioria da categoria boicotar a adesão, o Metrô vai ser obrigado a negociar. No dia 9/6 tem assembleia. Participe!

 

  • ASSEMBLEIA: Dia 9/6 (segunda-feira), a partir das 18h30

  • 🔈 PAUTA: PLANO DE CARREIRA
  • Na SEDE DO SINDICATO

    ⚠️ Na Rua Padre Adelino, 700 – Belém  (próximo da estação de metrô Belém) 

 

Como vai ter mais step se o dinheiro é o mesmo?

As letras A e B, do item 4 do Plano de Carreira, não deixam dúvidas: “A aplicação de movimentações salariais em cada ano ficará condicionada à disponibilidade de verba orçamentária (…)”; “A manutenção anual do Plano de Carreira e Remuneração da Companhia do Metrô estará limitada a 1% da sua Folha Nominal de pagamentos.”
Esses são os mesmos limites que atrasam os steps no plano de carreira atual. Como o Metrô vai fazer a mágica de pagar mais step com o mesmo dinheiro? É simples: ele não vai pagar. Mas, ele vai dizer que vai pagar para fazer a categoria assinar. Não caia nessa conversa!

Qual será o impacto da mudança de nome dos cargos na nossa aposentadoria?

O Plano de Carreira altera nomes de cargos: os Oficiais de Manutenção passam a ser “Oficial Metroviário”, e todos os OTM 1, 2, 3, 4 e os Agentes de Segurança passam a ser “Agentes Metroviários”, assim como o pessoal da Administração. Para posterior aposentadoria, a mudança do nome do cargo pode influenciar em como o INSS reconhece a atividade e seu nível de risco. A condição de Oficial Metroviário ou Agente Metroviário pode colocar o trabalhador para fazer qualquer serviço, em qualquer lugar, inclusive onde não se recebe periculosidade, arriscando os cargos que já recebem.

Atenção, OPERADORES DE TREM! Não caia em falsas promessas!

Não é verdade que os OTs que não estão no topo vão diretamente para o topo. E também não é verdade que os que estão no topo têm chance de ascender a um topo maior ou pelo menos ter mais steps.

Isso é uma enganação porque há várias metas por área que são secretas e a critério do Metrô e se não forem cumpridas, ninguém recebe nada! E se o Metrô disser que não tem dinheiro, não vai pagar nada e quem assinou não vai poder nem brigar.