Caos no Metrô: Desmonte da empresa pública prejudica a população

Estamos totalmente solidários com os milhões de passageiros que sofreram com o caos na linha 1 – Azul do Metrô, ocorrido na manhã de hoje (29/5).

Ocorreu um problema no Sistema Automático de Controle de Trens na região da estação Ana Rosa. Como o problema ocorreu às 6h30 da manhã – horário de pico de utilização do Metrô – foi necessário controlar o fluxo de entrada nas estações, sobretudo as da linha 1 – Azul.

Os técnicos de manutenção do Metrô atuaram imediatamente e os trabalhadores do Centro de Controle Operacional, dos trens e das estações dedicaram esforços integrais para resolver o problema. No entanto, a crise se potencializou porque os investimentos para melhoria e modernização dos equipamentos, assim como para contratação de mais funcionários – via concurso público – são cada vez mais reduzidos.

O governo estadual segue o projeto de privatização caracterizado por contratos que “legalizam” a transferência de recursos das empresas públicas (Metrô e CPTM) para as empresas privadas (ViaQuatro e ViaMobilidade).

Temos convicção de que a forma de evitar que problemas como esse aconteçam com mais frequência é através da união entre trabalhadores e passageiros do Metrô contra o desmonte da empresa pública, causado pelo processo de privatização.

Diferente do que foi noticiado pela imprensa, o impacto do problema ocorreu em quase todas as linhas, tanto as do Metrô, quanto as da ViaQuatro e ViaMobilidade.