Nota de PESAR! Perdemos Wagner Gomes!

1º Congresso dos Metroviários – 1986

Os metroviários acumularam mais uma grande perda nesses dias difíceis. Wagner Gomes, fundador do Sindicato dos Metroviários, faleceu hoje (10/8), vítima de ataque cardíaco, aos 64 anos.

Wagner foi presidente do Sindicato entre 1989 e 1995 e entre 2007 e 2010. Entrou no Metrô em 1979, já na condição de militante do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Participou da fundação do Sindicato dos Metroviários, que teve sua oficialização em 1981, e da primeira diretoria da entidade.

Enfrentou a intervenção do regime militar no Sindicato em 1983, dirigiu e participou de incontáveis greves e manifestações. Foi dirigente da CSC (Corrente Sindical Classista) e depois o primeiro presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), eleito no congresso de fundação, em 2007, e reeleito no segundo congresso, em 2009. Atualmente exercia o cargo de secretário-geral da CTB. Também chegou à direção nacional do PCdoB.

O espaço é pequeno para detalhar toda a importância de Wagner Gomes. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares desse histórico companheiro. WAGNER GOMES, presente!

 

Despedida do companheiro Wagner Gomes

A partir das 11h30, na sede do Sindicato dos Metroviários SP (Rua Serra do Japi, 31 – Tatuapé), ocorrerá o velório do nosso companheiro de luta. Em um primeiro momento, vamos liberar pra família, mas depois, será aberto para todos aqueles que queiram se despedir e homenagear o Wagner, que tanto marcou a história de luta da nossa categoria. A categoria e o movimento sindical perdem um grande líder. Ele é um dos imprescindíveis!