Prevenção da gripe H1N1 é tema da Intercipas

 Durante a última reunião da Intercipas, realizada no dia 30/07, a prevenção da gripe H1N1 foi tema de debates entre os diretores do Sindicato, vice-presidentes das CIPAs e representantes da empresa.

A intransigência foi característica marcante do representante do Metrô que, literalmente, tentou impor somente as medidas que acha conveniente para prevenir o contágio da gripe A na categoria. São elas: disponibilização de álcool gel nas bilheterias e de um kit com este mesmo componente, mais luvas e máscaras, nas viaturas de remoção de usuários.

Para o Sindicato e para as CIPAs, o Metrô pode fazer mais, como disponibilizar o kit com álcool e lenços descartáveis também nas estações; álcool em gel para as SSOs; suspender as visitas programadas ao Metrô, principalmente nas cabines dos trens; e estender estas medidas aos contratados. Além disso, para o Sindicato, a empresa também deveria lançar uma campanha de esclarecimento à população, entre outras.

O Sindicato não vai fazer coro com a grande imprensa, espetacularizando a existência da gripe A. Contudo, não podemos ignorar o risco de contrair o vírus H1N1. Por isso, continuaremos pressionando para que todas as medidas possíveis sejam tomadas, e não somente o que a empresa acha conveniente.