Reunião de OTM III debate as lutas da categoria

Frente aos crescentes, e constantes, ataques da direção do Metrô aos nossos direitos, o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias convocou reunião com os/as OTM III para debater sobre a necessidade de se integrarem às nossas lutas.

Iniciamos o debate com uma exposição sobre o processo de organização dos OTM IV, que enfrentaram a tentativa de imposição de escalas de 8h/dia e a retirada do adicional de periculosidade, culminando na adesão massiva do setor às duas últimas greves, quebrando um paradigma histórico e servindo de exemplo de unidade para toda a categoria.

Posteriormente, debatemos sobre o aspecto político dos ataques da direção do Metrô e do governo Doria, que retiram recursos da empresa pública para facilitar os processos de privatização, e que atacam a nossa organização sindical, leiloando nossa sede, diminuindo o número de diretores liberados e restringindo a realização de setoriais, visando enfraquecer a entidade sindical e diminuir sua presença nas bases.

Finalmente, os/as camaradas presentes puderam apresentar suas perspectivas em relação a como o conjunto dos OTM III está posicionado historicamente em relação à organização da categoria, as dificuldades enfrentadas atualmente pela função, principalmente as relacionadas a forte pressão exercida pela empresa para coibir o exercício do direito de greve. Todavia, houve consenso de que existe disposição de transformar a atual realidade de distanciamento para uma realidade de luta, e que, para isso, devemos nos esforçar para organizar mais colegas OTM III, garantindo maior respaldo e unidade para cada ação que formos realizar.

Essa reunião foi uma iniciativa importante, que nos sinaliza um futuro de mais força e unidade para defender as nossas conquistas históricas e foi o primeiro, de muitos passos, que devemos dar adiante para fortalecer o Sindicato e a categoria.