Teses em Grupo 4

  • Opressões 

Questão racial – Bolsonaro Governo da tragédia

1. Vivemos um período de recrudescimento do racismo no Brasil. Igualmente ao movimento negro, os metroviários consideram que o atual governo tem um caráter nazifascista. O fascismo e o nazismos são as faces mais odientas do racismo, pois atuam radicalmente para eliminação do outro. Bolsonaro assim faz, pois atuou para a pandemia vitimar mais de 600 mil pessoas; está criando meios para armar suas milícias no campo e nas cidades; tentou ampliar o conceito de excludente de ilicitude para liberar a matança e/ou estimular os profissionais de segurança pública e privada à violência.

2. Há outras formas de brutalidade voltadas a ceifas de vidas humanas, como a corrupção, ingerência, contingenciamento nas áreas de saúde, educação, direitos humanos; hiper encarecimento dos produtos das cestas básicas, retirada de direitos, desemprego e empobrecimento do povo. Mais 19 milhões de brasileiras e brasileiros passam fome e 120 milhões são impactados por alguma insegurança alimentar. Números que escancara a tragédia do governo Bolsonaro ao Brasil.

3. Além das tragédias social e econômica, o atual governo é uma tragédia política. Manifesta na aversão a democracia, boicote as instituições, terrorismo de Estado e política de medo. Bolsonaro aposta no caos, é uma permanente ameaça a normalidade democrática, tentou o golpe no dia 7 de setembro, falhou, recuou, mas a máquina de fake news ainda está acionada, o orçamento secreto vergonhosamente continua cooptando deputados, governadores e prefeitos, o negacionismo ainda está em voga.

4. O caráter do racismo no Brasil é estrutural, herança dos 388 anos de escravidão e 133 anos de incompletude da abolição, está entre os campeões mundiais de desigualdade e violência, por isso, em pleno século 21 é possível a ascensão de um governo ultrarreacionário, que adota uma política econômica selvagemente ultraliberal e violenta. Bom lembrar que em São Paulo temos um governador que se elegeu sob a bandeira tremulada pelo bolsonarismo. Bolsodoria tem se mostrado algo além de uma tática eleitoral, há similaridades efetiva, especialmente no campo econômico.

5. O racismo é um mal que afeta a nação, todos pagam um preço pela sua forte incidência, exceto uma minúscula elite que se locupleta com o sofrimento do povo. Os metroviários estão engajados na luta contra o racismo dentro e fora da empresa, temos convicção de se tratar de uma luta permanente. Envidaremos esforços para combater o racismo institucional ainda impregnado no Metrô, apoiaremos capacitação continuada dos metroviários, campanhas e ações afirmativas que valorize a diversidade na empresa, ampliaremos e reforçaremos nosso diálogo com os movimentos negros e antidiscriminatórios.

Assinam:
Rosa Anacleto
Cesar Amaral
Elaine