Teses em Grupo 3

  • Organização

Participação da base no projeto de estratégias operacionais

A execução de estratégias operacionais é bastante corriqueira nas rotinas de funcionários da estação, segurança e tráfego (e muitas vezes se estende aos funcionários da manutenção). Entretanto, assim como foi visto na recente estratégia “Embarque com Gentileza”, os empregados diretamente envolvidos geralmente não são consultados previamente sobre a necessidade, forma, ações, locais e duração destas estratégias, ocorrendo em diversas insatisfações entre os empregados operativos.

Esta tese tem como objetivo propor ao Sindicato, como entidade, que cobre ativamente que o Metrô permita a participação da base durante a concepção das estratégias operacionais programadas da companhia, de forma a se refletir na execução segura e eficiente das mesmas. É de suma importância ressaltar que os empregados operativos são altamente qualificados para assumir esta posição, tendo em vista que os mesmos possuem o conhecimento das particularidades de seus postos, assim como de suas funções.

A participação da base pode ser realizada através de comissões dos trabalhadores em cada linha, cuja a presença de empregados de diversos cargos (exemplo: OTM1, OTM2, OTM3, ASM1 e ASM2) se mostra importante devido ao know-how trazido por estes. Essas comissões podem ser permanentes ou criadas a cada estratégia operacional e podem ser compostas por empregados eleitos ou então por empregados indicados pela empresa/sindicato. A posição do Sindicato dos Metroviários em relação ao modelo dessas comissões pode ser discutida pelos trabalhadores durante o Congresso, assembleias, lives, entre outros canais.

Nesta tese, de forma alguma propõe-se a exclusão das áreas técnicas do Metrô em relação à criação de estratégias operacionais, somente a maior participação das áreas operativas durante o processo supracitado. Enquanto isto, a economia de verba pública, a mitigação dos embates entre os trabalhadores e a empresa e a melhoria do ambiente de trabalho são benefícios da aplicação desta tese.

Assinam:
Caique Lima (OTM I – Linha 2 Verde), Geraldo Ribeiro (ASM I – Linha 2 Verde), Leonardo Dantas (ASM I – Linha 2 Verde)