Audiência Pública inicia luta contra privatização do metrô e CPTM

Audiência Pública na Alesp em 11/4/23. Fotos de Manuel V. Messina

Na noite de 11/4 (terça-feira) foi realizada uma importante Audiência Pública na Assembleia Legislativa de SP. A Audiência discutiu a privatização/terceirização dos trilhos e os riscos à população e contou com a participação do Sindicato dos Metroviários e dos três sindicatos que representam os trabalhadores ferroviários.

A audiência foi representativa e teve a presença de passageiros do metrô e trens. É uma importante articulação pra enfrentar o projeto de privatização do governador Tarcísio de Freitas, que pretende entregar as linhas da CPTM até 2025. As Linhas 1, 2 e 3 e 15 do metrô também estão na mira privatista de Tarcísio.

Foi reforçada durante o evento a necessidade de a Linha 15-Prata do monotrilho solucionar imediatamente os problemas estruturais na proteção automática anticolisão entre trens, de comunicação e colocar cabines para operadores nos trens.

A Audiência também teve a participação de representantes do Sintaema (sindicato que representa as funcionárias e funcionários da Sabesp). Tarcísio quer privatizar também a água.

O evento foi convocado pela Bancada Feminista (PSOL), deputados e deputadas Guilherme Cortez (PSOL), Carlos Giannazi (PSOL), Ediane Maria (PSOL), Monica Seixas (PSOL), Simão Pedro (PT) e Leci Brandão (PCdoB). Contou com a apoio do deputado Paulo Fiorilo (PT), do vereador Toninho Vespoli (PSOL) e de Vera Lúcia (PSTU). 

Veja os encaminhamentos da Audiência

  • Formação de uma Comissão de Deputados para acompanhar os Operadores do Monotrilho. Após essa inspeção, a Comissão deverá encaminhar um relatório ao MP (Ministério Público).
  • Buscando a unidade para enfrentar as privatizações, será formada uma Frente Parlamentar Em Defesa do Serviço Público.
  • Elaboração de uma cartilha sobre a privatização e suas consequências nocivas à população. Apresentação de experiências de privatização em outros países.
  • Verificar a possibilidade de realizar um plebiscito sobre a privatização. Uma Comissão deverá receber denúncias sobre os efeitos da privatização e encaminhá-las ao MP.
  • Lutar para a implantação de cabines nos trens da Linha 15-Prata do monotrilho.
  • Fortalecer a luta pela reintegração dos metroviários demitidos em 2020 por conta da aposentadoria especial.

Veja as mais imagens da AUDIÊNCIA AQUI!

Assista AQUI A AUDIÊNCIA